Tratamento da 'Lagarta-do-Pinheiro'

Lagarta do pinheiro 1 980 2500
07 Fevereiro 2017

A Junta de Freguesia de São Vicente, assumindo a transferência da competência por parte da Câmara Municipal de Lisboa, desenvolveu e está a implementar o plano de proteção contra a Prossessionária-do-Pinheiro (Thaumetopoea pityocampa), vulgarmente conhecida como ‘Lagarta-do-Pinheiro’.

A praga foi detetada na Escola EB1 Rosa Lobato de Faria, no Miradouro da N. Sr.ª do Monte, no Miradouro Sophia de Mello Breyner Andressen (Graça) e mais recentemente nos espécimenes junto às hortas urbanas da Calçada do Monte.

O plano de proteção possui 3 fases principais de atuação, nomeadamente a remoção de ninhos/casulos, a aplicação de armadilhas e a pulverização.
A primeira fase já se encontra finalizada na EB1 Rosa Lobato de Faria e no miradouro da N.ª Sr.ª do Monte. O tratamento no Miradouro Sophia de Mello Breyner Andressen, dado o decurso das obras e a limitação de acesso de grua, será efetuado de forma independente do procedimento nos restantes focos, masem acompanhamento continuado por parte dos serviços. A zona das hortas urbanas, em que o aparecimento da praga foi apenas detetado recentemente, será objeto de intervenção por parte da CML, entidade com a competência exclusiva desta área e que foi já alertada.

A Junta de Freguesia de São Vicente irá dar início à segunda fase do tratamento ainda no decurso da presente semana, com a aplicação de armadilhas.
Salienta-se que o plano requer a utilização de meios técnicos inexistentes na Junta de Freguesia de São Vicente, o que implica o recurso à CML ou, por motivos de calendarização, a entidades terceiras e que pontualmente pode inviabilizar uma intervenção mais célere quanto desejável.

Mais uma vez alertamos para a tomada de medidas preventivas, em especial para a vigilância da circulação de crianças e animais nas zonas em que a praga foi detetada.

Iremos procurar que as intervenções sejam realizadas com a maior brevidade possível e agradecemos a colaboração e compreensão de todos os munícipes.

Juntos fazemos São Vicente.